domingo, 16 de março de 2008

Saibamos reconhecer o nosso chão!

Muito me chamou a atenção a pregação da missa de hoje. Padre Maristelo explicou-nos, mais uma vez, o sentido da palavra "humildade". Ele destacou que Jesus estava entrando na cidade em um cima de um burrinho... Disse ele: "Humus quer dizer chão. Uma pessoa humilde sabe reconhecer seu chão".
E como ouvir isso é bom para que nos coloquemos em nosso lugar... Quantas vezes humilhamos as pessoas e também permitimos que sejamos humilhados...
Neste dia tão propício, início de Semana Santa, quero propor um desafio, primeiramente para mim: buscar a humildade em todas as coisas. Ontem, estive conversando com uma amiga sobre a simplicidade de Deus... Ele está nas pequenas coisas... Por isso, deu exemplo de humildade. Sempre falo para os meus catequisandos que Ele poderia se fazer num bolo de chocolate ou em outro doce bem gostoso. Mas, muito pelo contrário, O encontramos num pedaço de pão, que é feito de farinha, água e fermento... Que coisa mais bela! Que possamos refletir sobre a grandeza de Deus, sobre o amor que Ele tem por cada um de nós, mas que principalmente, imitemos sua humildade. A ponto de morrermos para nossas próprias vontades por amor, pelo bem do outro.
Jesus, nós confiamos em Vós!

2 comentários:

João Eduardo Tanuri disse...

Saber reconhecer nosso chão. É realmente muito bonito, mas o necessário é saber reconhecer que todos nós pisamos o mesmo chão.

O dia que isso acontecer, talvez não sejamos pisoteados por figuras flutuantes que não compartilham de nossa existecia plebeia.

Unknown disse...

Lendo este artigo lembrei-me de um texto de Padre Zezinho sobre Jesus dizendo que Ele veio ensinar a Viver.Ele diz assim: "Gostaria de ver uma vez um quadro que retratasse Jesus curvado diante da pecadora ou diante do esquife do jovem de Naim. Se há, eu nunca vi. Num mundo empertigado, onde até religiosos levantam o nariz diante do outro, por se acharem mais eleitos e mais salvos, precisamos ter diante dos olhos a imagem do Cristo, que veio e Se curvou na nossa direção, tão pequenos éramos e somos... O Cristo que se curva é muito presente nos Evangelhos ... O Cristo que se antecipa,... O Cristo que vai ao encontro, lá onde alguém precisa d'Ele... Amou primeiro(1Jo 4,19)."
Que possamos ir ao encontro, curvarmos diante do próximo e ter coragem de sermos humildes amando primeiro e deixando que o outro perceba que é amado, talvez assim ele "ame" também... O princípio da humildade, ao meu ver, é o amor sincero.